O "Pílulas Musicais" nasceu de uma inspiração profunda da Aline e Sabrina
Tudo começou quando Aline iniciou suas aulas de canto das canções conhecidas como Prabhat Samgiita com a Professora Sabrina (Sutapa). Ela ficou surpresa com a intensa sensação de bem-estar que experimentava ao ouvir e cantar essas melodias, a explicação está na música supra estética (qualidade das canções de Prabhat Samgiitas e Kiirtans) e na ciência da psicoacustica (a psicoacústica é uma subdisciplina da psicofísica que estuda a relação entre estímulos sonoros e as sensações auditivas decorrentes destes estímulos sonoros e seus efeitos cerebrais/ neurológicos ) .
Inspiradas por este impacto positivo e por grande experiência da Sabrina (Sutapa) atuando no CTI de um Hospital de Belo Horizonte MG, em 2023, Aline e Sabrina idealizaram o projeto que viria a ser o "Pílulas Musicais".
No nosso vídeo Teaser, Sabrina conta como foi essa experiência no CTI .
Pílulas Musicais nos Hospitais ganhou força e brilho com a chegada de Juliana Oliveira e Lalita Bimal, que se juntaram à iniciativa, enriquecendo sua atuação.
O impacto social do "Pílulas Musicais" foi reconhecido: o projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura (via Lei Rouanet) (Pronac n° 251826), atestando sua relevância para a sociedade.
Em 2025, o "Pílulas Musicais" expandiu sua atuação para grandes hospitais da cidade de Campinas- SP, levando bem-estar, relaxamento e alívio por meio da música, com relatos surpreendentes e inspiradores após cada apresentação.
O projeto atua nas seguintes instituições:
HC (Hospital de Clínicas da Unicamp)
Mídia sobre a atuação no HC Unicamp:
https://www.instagram.com/p/DHbAtXvCVhm/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
CAISM - Hospital da Mulher da Unicamp
Centro Infantil Boldrini
A atuação em hospitais resultaram em relatos surpreendentes e inspiradores de profissionais da saúde e pacientes, que vivem rotinas estressantes e desgastantes, sendo assim para 2026 o campo de atuação do pílulas musicais, se estenderá para empresas.
"Supra Estética" musical — uma beleza que vai além dos padrões convencionais que vai além dos órgãos sensoriais
Kiirtan e Prabhat Samgiita são consideradas supra estética musical, pois são canções que modulam as ondas mentais, podendo ser um apoio constante para acalmar a mente e nutrir o coração positivamente em qualquer momento do dia.
Compositor e Obra: Prabhat Ranjan Sarkar (1921-1990). compôs o Kiirtan e os Prabhat Samgiita Ele produziu, de forma extraordinária, 5.018 composições entre setembro de 1982 e outubro de 1990, canções escritas majoritariamente em idiomas milenares e vibracionais, como o sânscrito e o bengali (94% sânscrito) consideradas terapêuticas e já utilizadas em práticas de meditação, sendo os efeitos deste idioma comprovado em diversos estudos já realizados e em andamento pelo mundo.
🎵Kiitan
A mente humana tende ao "viés da negatividade" (focar no que está errado). O som e o significado do kiirtan substituem pensamentos de medo, crítica ou inferioridade por uma ideia de pertencimento e amparo.
Ao "libertar a mente" de ruídos negativos, em uma empresa o colaborador alcança um estado de clareza cognitiva, o que reduz drasticamente o risco de acidentes de trabalho causados por desatenção (atendendo ao foco preventivo da NR 1).
Higiene Ocupacional Mental: Assim como lavamos as mãos para evitar doenças físicas, a repetição do Kiirtan limpa a "carga psíquica" acumulada durante a jornada de trabalho.
Prabhat Samgiita (em Sânscrito, "Canções do Novo Amanhecer") são o coração e a alma do "Pílulas Musicais", juntamente com o Kiirtan.
A Tríade Integrada: Cada canção é uma fusão harmônica e perfeita de poesia, melodia e ritmo, cuidadosamente criados para maximizar o impacto na mente e na alma.
Temas e Propósito: As letras transcendem o cotidiano, abordando temas como: conexão, dores existenciais, essência da vida, esperança, interconexão entre seres e natureza, etc.
Prabhat Samgiita propõem a música não apenas como arte, mas como um instrumento de elevação da consciência, de profunda transformação interior e de catalisador para a construção de uma cultura ética e transformadora.
Globalmente, o impacto dessas canções tem sido consistentemente relatado como profundo e curativo.